Artigo
Queda de meteorito causa explosões e deixa feridos na Rússia
A queda de um meteorito hoje (15), por volta de 09h20 (0520 GMT) em Chelyabinsk Lenin Street, na Rússia deixou cerca de 400 pessoas feridas que procuraram ajuda médica, informou a Agência Reuters de notícias.
De acordo com os relatos, bolas de fogo surgiram no céu da Rússia central, hoje (15) e caíram sobre Chelyabinsk quebrando janelas e disparando alarmes de veículos. Os telefones celulares passaram a funcionar parcialmente.
Moradores do local disseram que viram uma luz brilhante e sentiram a onda de choque da explosão que atingiu prédios de apartamentos no centro da cidade industrial de Chelyabinsk distante 1500kms de Moscou.
A queda do meteorito deixou um rastro branco na atmosfera que pode ser visto em Yekaterinburg a 200kms de distância do local da queda.
Por enquanto, nenhuma morte foi confirmada, contudo, moradores contaram à Reuters que tudo estava escuro e, de repente tornou-se tão brilhante que era como se estivesse olhando para faróis.
Especula-se que é possível que a chuva de meteoritos esteja relacionada com um asteróide do tamanho de uma piscina olímpica que passou “perto” da terra, a uma distância de 27,520 kms.
WIKIPEDIA
De acordo com registros na Wikipedia um meteorito caiu em 1908 na Sibéria. A queda é conhecida como Evento de Tunguska.
O Evento de Tunguska foi uma queda de um objeto celeste que aconteceu em uma região da Sibéria próxima ao rio Podkamennaya Tunguska em 30 de junho de 1908.
A queda provocou uma grande explosão, devastando uma área de milhares de quilometros quadrados. A ausência de uma cratera e de evidências diretas do objeto que teria causado a explosão levou a uma grande quantidade de teorias especulatórias sobre a causa do evento.
Apesar de ainda ser assunto de debate, segundo os estudos mais recentes a destruição provavelmente foi causada pelo deslocamento de ar subsequente a uma explosão de um meteoróide ou fragmento de cometa a uma altitude de 5 a 10 kms na atmosfera, devido ao atrito da reentrada.
Diferentes estudos resultaram em estimativas para o tamanho do objeto variando em torno de algumas dezenas de metros.
Estima-se que a energia da explosão está entre 5 megatons e 30 megatons [5] de TNT, com 10–15 megatons sendo o mais provável. Isso é aproximadamente igual a 1000 vezes a bomba lançada em Hiroshima na segunda guerra mundial e aproximadamente um terço da Tsar Bomba, a mais poderosa arma nuclear já detonada. A explosão teria sido suficiente para destruir uma grande área metropolitana.
À época, a explosão derrubou cerca de 80 milhões de árvores em uma área e 2150 quilômetros quadrados e estima-se que tenha provocado um terremoto de 5 graus na escala Richter.
Com: Reuters/Folha de Araputanga/Wikipedia


